Harry Potter – Uma Recomendação

A saga Harry Potter faz-se de 7 livros  e conta a historia de um menino órfão que vive ao cuidado de uns tios que aparentemente o desprezam, mas que eventualmente descobre que além de ser diferente, ainda tem um destino a cumprir que pode salvar o mundo magico (de onde ele vem e não sabia) das garras do seu maior vilão. Pelo caminho descobre o valor da amizade, do amor incondicional e a dor da perda e do sacrifício, sobretudo o sacrifício que fazemos pelos que amamos. Ora mas isto parece a formula mais básica de que há memória. Certo mas…?

Sim, estamos perante o que se chama literatura juvenil, e eu só  descobri isto já ia bem avançada na casa dos 20. E mais de uma década após a leitura integral da saga, tenho a dizer que estes 7 títulos são sem duvida os meus preferidos de sempre. Sim, de sempre!

Confesso já assim sem vergonha nenhuma que sou uma lamechas do pior. Sou mais capaz de chorar a ler um livro que a ver as noticias (ainda que este mundo de hoje esta mais para filme de terror que o livro mais horripilante do Stephen King). E nem precisa de ser um livro triste, nem precisa de ser nada chocante. O que me comove na verdade nesta historia é o amor, em todas as suas formas. 

E o que me comove na historia do Harry e dos seus companheiros  é o papel que o amor tem nos acontecimentos e como ele de facto pode mudar o mundo (olha o cliché !!).  

E não se pense que o facto de se tratar de literatura juvenil (e eu bem sei que muitos adultos hão de torcer o nariz a ler algo dentro do género), e o facto de não ser o ultimo “hit” no mundo literário, que isto da cultura pop é um fósforo a arder ao vento, tão depressa o acendes como ja se extinguiu, é factor para desconsiderar o poder que isto tem para quem decidir investir assim umas muitas horas da sua vida e ler isto de uma ponta a outra.  É o chamado fator Old news (inventei isto do fator mas a expressão do inglês é correcta e muito conveniente neste caso).

( estas coisas muitas vezes têm prazo de validade, mas não será de todo o caso, veja-se os milhões de fãs por esse mundo a fora)

É certo que havendo  a adaptação cinematográfica ficou ainda mais acessível e duvido que haja por ai muita gente que nunca tenha ouvido falar do Harry Potter, e por muito que ame de paixão os filmes (so no ano passado fiz 2 maratonas dos 8…), os livros vão sempre ser fonte de interesse e onde quero sempre voltar.

Ora então esta fantasia de pessoas com poderes mágicos que vivem num mundo paralelo ensinou-me umas coisas sobre isto de ser humano e das emoções, das dores do crescimento e do poder do destino, quer se acredite nele ou não.

E claro, estamos a falar de uma historia acerca de magia. Quem e que não gostava de em criança ter recebido uma carta de Hogwarts? Ja imaginaram? Pois!

E acho que é isso que define e molda esta historia. No final (sem querer fazer spoilers), a lição é que o poder do amor transforma o ser humano e da sentido a vida, mesmo que se tenha que fazer sacrifícios em prol desse amor.  O vilão, que nunca o sentiu, não o pode compreender e por isso é incapaz de perceber as acções do Harry e tão pouco remediar as suas próprias acções.

Por isso a personagem principal desta historia e o amor, sendo que é a magia mais poderosa que existe.

Muita gente cresceu com este livros. Eu encontrei-os já adulta e acho que não teriam tido o mesmo impacto se os tivesse lido quando ainda era criança. Acho que na possível maturidade da minha segunda metade dos vintes, esta fantasia me fez crescer emocionalmente, se e que isso e possível,  so pelo simples fato de se ler um livro. Por isso dei por mim tantas vezes de lágrima no olho perdida naquelas páginas e percebi que nesta historia cheia de magia e coisas fantásticas, afinal o que me comovia eram as banalidades, as amizades, a coragem, o desespero, a luta e a força de vontade destas personagens em triunfar face ao mal (sim, isto e puramente uma formula de bem contra o mal). E simples mas ao mesmo tempo contem em si todas as complexidades do ser humano. E isso é uma historia para me agarrar e nunca mais largar.

E um dia até posso olhar para trás com nostalgia para o tempo em que esta serie ainda era relevante mas não sei porque tenho uma suspeita que talvez isso não vá acontecer tão cedo. 

Parafraseando uma das minhas personagens preferidas, um dia daqui a muito tempo quando os meus filhos me virem a reler estes livros e perguntarem: “Depois deste tempo todo?” E eu vou responder: “Sempre!”

(Sim, os livros do Harry Potter são os meus livros preferidos de sempre 🙂 E sim, isto é a minha primeira recomendação para leitura. )

Leave a comment