Fogo-Duas realidades tão diferentes

Fogos- Duas realidades tão diferentes

Podia falar de tanta coisa mas há um assunto que não me sai do pensamento e me cria um nó na garganta a cada notícia que vejo… os incêndios em Portugal!
O sentimento de impotência de estar deste lado e não poder fazer nada é terrível! Ver o meu país a ser destruído a cinzas, ver o sofrimento dos meus a perder os seus terrenos, casas e família em segundos, dá-me um aperto no coração que não dá para descrever!
O autocarro entre Viseu e Coimbra que ardeu? É o autocarro em que a minha irmã mais nova costuma viajar aos domingos. Felizmente, desta vez não estava lá… E se estivesse?
E a zona da Sertã e Oleiros, onde tenho tantos e tão bons amigos? Mais uma vez, invadida pelas chamas, quando ainda estavam a recuperar do incêndio de que foram vítimas há poucos meses.
E o André, o meu herói amigo e bombeiro, que trabalhou 30h seguidas, a arriscar a vida dele para salvar tantas outras, sem saber quando e como este terror iria terminar?
De uma forma ou de outra, esta calamidade afecta-nos a todos e não podemos deixar cair no esquecimento!
Finalmente acalmou, mas não acabou! Nunca vai acabar a dor sofrida pelos que perderam tudo de um dia para o outro.
E a culpa é de quem? Do aquecimento global? De indivíduos com mão criminosa? Do governo? Negligência?
Não sei, só sei que isto não pode voltar a acontecer!
Neste momento escrevo-vos de Kakadu, o maior parque nacional da Austrália, onde estou a acampar rodeada de natureza, árvores de todas as espécies e tamanhos, vida selvagem em abundância. E hoje, enquanto conduzia pelo parque, deparei-me com um cenário triste, ao aperceber-me que estava rodeada de árvores queimadas, com os troncos e os arbustos rasteiros completamente pretos. No entanto, o topo da árvores continuava verde e vivo, a brilhar ao sol como se nenhum incêndio por ali tivesse passado…
Foi, então, que me explicaram o processo de prevenção de incêndios cá na zona! Os bombeiros e guardas florestais, nas épocas de pré incêndios, provocam incêndios controlados de forma a queimar toda a vegetação seca, incluindo os ramos das árvores, sem afectar o crescimento da árvore em si nem a vida animal que nela habita. Desta forma, evitam que incêndios maiores surjam de forma inesperada e incontrolável. E a verdade é que resulta!!

img_0964
Na foto, podem ver o lado direito da estrada com a vegetação rasteira e troncos queimados de fresco e, no lado esquerdo, a vegetação ainda verde, que será queimada amanhã.
Se em Portugal fogo significa tragédia, na Austrália pode significar solução!
Prevenção é a palavra-chave! Chega de tentar arranjar desculpas, vamos arranjar soluções e evitar que isto volte a acontecer!
Olhem para os países vizinhos, peçam ajuda, mas vamos fazer alguma coisa, por favor!
A nós, portugueses, resta-nos agora arregaçar as mangas e reconstruir este país das cinzas! Força!!
Muito obrigada, do fundo do coração, a todos os bombeiros e heróis anónimos que lutaram para salvar o que é nosso!

Marta xx

Advertisements

2 thoughts on “Fogo-Duas realidades tão diferentes

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s